Avaliação

Reflexão final

Vivemos numa sociedade assumidamente competitiva que cada vez mais afasta de alguns cidadãos por diversas razões. Cabe à Escola contrariar esta tendência e desenvolver estratégias inclusivas para todos os cidadãos.
Mas, nem sempre é fácil responder às necessidades específicas de determinados alunos de forma a não excluí-los do ensino. Por um lado, a diversidade das características que torna cada aluno diferente e, por outro lado, a enorme quantidade de alunos que as escolas têm que gerir, o que as impede de atenderem a casos específicos. Por isso, a Escola inclusiva é uma aspiração política e um objetivo pedagógico essencial.

Na minha opinião, caso se estabeleça barreias no processo de ensino, selecionando alunos para espaços de aprendizagens, segundo algumas características e necessidades, estamos desde logo a limitar e a condicionar o seu desenvolvimento. O que me preocupa é que desta forma estamos a incutir aos nossos futuros cidadãos que, uma vez em sociedade, também deverão continuar a viver em espaços delimitados e protegidos… ou seja não estamos a contribuir para uma sociedade inclusiva.

A nossa sociedade atual é um reflexo das revoluções tecnológicas. Atualmente, assistimos à digitalização da informação/conhecimento e à virtualização das relações entre os indivíduos. Integramos uma sociedade de informação que vive em rede.
O crescimento exponencial desta sociedade de informação tem fortes implicações nos processos pedagógicos/educacionais e torna fundamental a adoção de políticas em prol da acessibilidade às tecnologias e aos sistemas de informação para todos os indivíduos.
As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação  (NTIC) têm permitido que a educação chegue onde, em gerações anterior, era completamente impossível, quebrando fronteiras geográficas, temporais e culturais.

Na minha opinião, o desafio que se coloca é que esta nova dinâmica, que as NTIC trouxeram para a educação, está na produção dos novos recurso, conteúdos e canais de comunicação.

Concluindo, para que a educação continue a ser um processo de inclusão, de todos os indivíduos, os ambientes educacionais criados pelas NTIC deve refletir também esse poder de inclusão. Isto é, que sejam desenhados e construídos de forma a serem acessíveis a todos.