Módulo 3

Desenho Universal da Aprendizagem


Atividade individual
Planeamento de uma actividade segundo a metodologia de webquest.




Questionário VARK

Os meus resultados no questionário VARK:
    Visual: 11
    Aural: 2
    Read/Write: 4
    Kinesthetic: 2
   You have a very strong Visual learning preference.

Comentário aos resultados:
Estes resultados confirmam algo que me tenho apercebido ao longo da minha vida. De facto tenho preferido ambientes de aprendizagem baseados em “interfaces” gráficos e visuais. A alguma distância fica a leitura e a escrita.
Esta situação nem sempre foi uma realidade. No inico da minha vida académica, lembro-me de preferir a leitura e a escrita mas, à medida da minha evolução, fui dando um maior valor ao aspeto visual.
Penso que é uma tendência na educação e da aprendizagem na atualidade. Cada vez mais aprendemos por recurso aos fatores visuais.


Cometário efectuado

Data: 15-05-2014
Viajando no tempo… recordo os meus tempos de estudante em várias fases com metodologias de ensino diferente.
Começando na fase do ensino obrigatório recordo que estava inserido num ambiente de aprendizagem que era igual para todos e onde todos deveríamos aprender da mesma forma, as mesmas matérias e segundo os mesmos recursos. A flexibilidade era algo utópico.
A estratégia de ensino colocava os professores no centro do sistema de aprendizagem sendo responsáveis por transmitir os conhecimentos. Os alunos eram seres passiveis, entendidos como tendo os mesmos perfis e necessidades. Em caso de insucesso na aprendizagem a culpa era apontada ao aluno, colocando-se em causa as suas capacidades, etc.
Obviamente estamos a falar de uma metodologia de aprendizagem presencial, muitas vezes apelidada de tradicional. 
Mas o ensino já não é o mesmo, fruto das necessidades dos indivíduos, das dinâmicas sociais e das transformações impulsionadas pela revolução tecnológica veio alterar os métodos de ensinar e aprender.
Saltando para uma fase mais recente, enquanto aluno de um mestrado na área do “E-learning”, encontrei uma metodologia de enisno/aprendizagem altamente flexível, adaptada às minhas necessidades, perfil e interesses. Como aluno sou considerado como estando no centro do processo de aprendizagem, sou responsável pela construção do meu conhecimento e sou incentivado à partilha, cooperação e colaboração com os meus colegas. Estas metodologias construtivistas e conectivistas integram-se no estilo de vida, cada vez mais dependente das interações realizadas nas redes web onde, cada vez, mais aprendo e construo o meu conhecimento.
Uma das grandes transformações desta viagem no tempo, na perspetiva do meu EU - enquanto aluno - é que passei de uma aprendizagem realizada unicamente no espaço ESCOLA para uma aprendizagem realizada no MUNDO, fora da escola, em comunidade, em qualquer altura e momento, através das relações com as pessoas com as quais me relaciono, quer fisicamente, quer virtualmente.